Interior da Igreja do Bom Jesus de Matosinhos.
Congonhas do Campo.Minas Gerais.Brasil.
Fonte:Bianca Damasio.
Fotos:Bianca M. Damasio.
Capela Mor
Igreja do Bom Jesus de Maosinhos.
Congonhas.Minas Gerais.
Brasil.
Fonte oficiais dizem que a Igreja do Bom Jesus de Matosinhos é um importante exemplar da arquitetura colonial brasileira,com uma rica decoração interna em talha dourada e pinturas.
Seu interior tem rica decoração em estilo Rococó,composta de talha dourada nos altares,estatuárias e pinturas nos forros e paredes.Os altares do arco do cruzeiro foram iniciados entre 1765 e 1769,terminados em 1772,sendo dourados e pintados(altar direito,Santo Antônio) e (altar esquerdo,São Francisco de Paula).O altar da capela-mor foi executado entre 1769 e 1775.Em 1778 os dois grandes anjos tocheiros que ornamentam a capela-mor,e os quatros relicários são obra da oficina do Aleijadinho,pintados pelo Mestre Ataíde.
Teto da Capela Mor.
Igreja do Bom Jesus de Matosinhos.
Congonhas.Minas Gerais.
Brasil.
A pintura da capela-mor foi realizada entre 1773 e 1774,mostrando o sepultamento de Jesus.A imagem principal no centro do medalhão é cercada de rocalhas e figuras alegóricas assentadas sobre uma balconada que imita ilusionisticamente arquitetura real.
Altar lateral direito.
Igreja do Bom Jesus de Matosinhos.
Congonhas.Minas Gerais.
Brasil.
Móvel do altar lateral direito.
Igreja do Bom Jesus de Matosinhos.
Congonhas.Minas Gerais.
Brasil.
Altar lateral esquerdo.
Igreja do Bom Jesus de Matosinhos.
Congonhas.Minas Gerais.
Brasil.
Móvel do altar lateral esquerdo.
Igreja do Bom Jesus de Matosinhos.
Congonhas.Minas Gerais.
Brasil.
A pintura Rococó representa a expressão na pintura de um movimento estético que floresceu na Europa entre o início e o fim do século XVIII,migrando para a América e sobrevivendo em algumas regiões até meados do século XIX,serviu como meio de glorificação da fé e do poder civil.
Sacada ilustre,lado esquerdo.
Igreja do Bom Jesus de
Matosinhos.Congonhas.
Minas Gerais.Brasil.
Bancada do coral.
Igreja do Bom Jesus de Matosinhos.
Congonhas.Minas Gerais.
Brasil.
Galeria de quadros.
Igreja do Bom Jesus de Matosinhos.
Congonhas.Minas Gerais.
Brasil.
Igreja do Bom Jesus de
Matosinhos.Congonhas.
Minas Gerais.Brasil.
O Rococó nasceu em Paris em torno da década de 1700,como uma reação da aristocracia francesa,palaciano e solene praticado no período de Luís XIV.Caracterizou-se pela delicadeza,elegância,sensualidade e graça,na preferência por temas leves e sentimentais,onde a linha curva,as cores claras e a assimetria tinham um papel fundamental na criação da obra.
Igreja do Bom Jesus de Matosinhos.
Congonhas.Minas Gerais.
Brasil.
Galeria de quadros.
Igreja do Bom Jesus de Matosinhos.
Congonhas.Minas Gerais.
Brasil.
Muitas vezes o Barroco e o Rococó são usados em uma criação decorativa nas arquiteturas coloniais brasileiras,difundindo os seus estilos e formando uma harmonia em cores e formas.Nesta sequência o Mestre Aleijadinho seguiu suas obras em belas esculturas coloridas com o seu estilo próprio,tornando a arte barroca e rococó brasileira reconhecida mundialmente,trazendo turistas do mundo para visitar,por exemplo,o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos,onde além de ter belas obras no interior da Igreja,o Santuário tem as esculturas dos 12 Profetas esculpidas em pedra-sabão.As Capelas da Via Cruci,também não podem deixar de serem mencionadas,onde são 6 Capelas com esculturas coloridas em tamanhos vivos contando "Paixão de Cristo",criação do Mestre Aleijadinho.
AL5.Forma e Harmonia.
"Igreja do bom Jesus de Matosinhos"-Interior da Igreja do Bom Jesus de Matosinhos.
Período do Barroco ao Rococó.
Arte Sacra.
AL5.Forma e Harmonia.
"Igreja do bom Jesus de Matosinhos"-Interior da Igreja do Bom Jesus de Matosinhos.
Período do Barroco ao Rococó.
Arte Sacra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário