Interior das Igrejas de Ouro Preto.
Minas Gerais.Brasil.
Móveis e Decoração.
Fonte:Oficial.
Fotos:BiancaM. Damasio.
Arte Barroca.
As pesquisas dizem que na qualidade de espaço marcado pela ação missionária jesuíta,o Brasil colonial esteve sempre muito próximo das manifestações artísticas de inspiração religiosa,eram marcadas pelos referenciais artísticos da arte barroca,tendência que ganhou força em terras européias ao longo da Contra Reforma imposta pela Igreja Católica.
Chegando à terras brasileiras,o barroco teve grande presença na região de Minas Gerais,onde recebeu uma série de características que muito os particularizaram.O Barroco expressou a religiosidade católica sem abondonar a exploração dos sentimentos e o emprego de curvas que demarcaram sua arte.No Brasil,tais concepções foram expressas com o emprego de materiais como a pedra-sabão,o cedro e o barro cozido.
Tendo uma função sagrada quase que didática,vemos que as esculturas do Barroco mineiro eram claramente reconhecidas pelos getos dramáticos,o movimento dos corpos e o detalhamento por meio da inserção de ícones e outros acessórios.Em certa medida,o santo entalhado exprimia particularidades diversas de sua experiência de fé por meios desses elementos.Essas mesmas intenções podem ser vistas nas pinturas e igrejas construídas nesse mesmo contesto.
Oratório.Imagem de Jesus Cristo.
Sacrestia da
Igreja Matriz Nossa Senhora do Pilar.
Ouro Preto.Minas Gerais.
Brasil.
Móvel do oratório.Sacrestia da
Igreja Matriz Nossa Senhora do Pilar.
Ouro Preto.Minas Gerais.
Brasil.
Os fatos comprovam que o barroco brasileiro foi diretamente influenciado pelo barroco português,porém,com o tempo,foi assumindo características próprias.A grande produção artística barroca no Brasil ocorreu nas cidades de Minas Gerais,no chamado século do ouro(século XVIII).Estas cidades eram ricas e possuíam uma intensa vida cultural e artística em pleno desenvolvimento.
O principal representante do barroco mineiro foi o escultor e arquiteto Antônio Francisco Lisboa,também conhecido como Aleijadinho.Suas obras de forte caráter religioso,eram feitas em madeira e pedra-sabão,os principais materias usados pelos artistas barrocos do Brasil.
A Igreja Matriz Nossa Senhora do Pilar é uma das edificações católicas mais conhecidas entre as que foram erguidas durante o Ciclo do Ouro.Na sacrestia está o Museu de Arte Sacra do Pilar,que reúne peças dos séculos XVII ao XIX,que trazem vestígios da religião e da cultura da antiga Vila Rica.
A Igreja Matriz Nossa Senhora do Pilar é uma das edificações católicas mais conhecidas entre as que foram erguidas durante o Ciclo do Ouro.Na sacrestia está o Museu de Arte Sacra do Pilar,que reúne peças dos séculos XVII ao XIX,que trazem vestígios da religião e da cultura da antiga Vila Rica.
Arte Rococó.
As pesquisas dizem que ao contrário do que aconteceu em grande parte dos países europeus,o Rococó ao chegar ao Brasil em meados do século XVIII teve influências de temas religiosos,manifestando-se principalmente,no campo da arquitetura.A arquitetura religiosa do rococó brasileiro pode ser vista nas cidades históricas de Minas Gerais.
Além de ser um artista do Barroco,Aleijadinho foi também um dos principais representantes do Rococó no Brasil.
Porta e relógio-de-pé em madeira de
jacarandá.Sacrestia da
Igreja Nossa Senhora do Carmo.
Ouro Preto.Minas Gerais.
Brasil.
O Rococó iniciou-se na França,espalhou-se pela Áustria,Alemanha e chegou à Portugal em 1750.No Brasil,manifestou-se no eixo Rio-Minas.A palavra "rococó" tem origem no termo francês "rocaille" que significa decoração em forma de concha,geralmente usada em jardins.
Bacia entalhada em pedra sabão
para água benta.
Sacrestia da Igreja de
Nossa Senhora do Carmo.
Ouro Preto.Minas Gerais.
Brasil.
O Rococó tem como características à certas fórmulas decorativas e ornamentais como por exemplo a técnica de encrostação de conchas e pedaços de vidro,usados na decoração de grutas artificias,no Brasil em pedra-sabão.Os objetos decorativos mais usados na decoração são:espelhos,cristais,porcelanas e objetos pintados em dourados.
Oratório em pintura decapê com a
imagem de Jesus Cristo.
Sacrestia da Igreja Nossa Senhora
do Carmo.Ouro Preto.
Minas Gerais.Brasil.
Móveis decorativos em decoração
rococó.Sacrestia da Igreja
Nossa Senhora do Carmo.
Ouro Preto.Minas Gerais.
Brasil.
rococó.Sacrestia da Igreja
Nossa Senhora do Carmo.
Ouro Preto.Minas Gerais.
Brasil.
A história diz que a igreja Nossa Senhora do Carmo é um templo católico da cidade brasileira de Ouro Preto,importante exemplar da tradição rococó no Brasil.O projeto da Igreja foi realizado por Manuel Francisco Lisboa,que era membro da irmandade.
Piso em cerâmicas decorativas.
Corredor da sacrestia.
Igreja Nossa Senhora do Carmo.
Ouro Preto.Minas Gerais.
Brasil.
AL5.Forma e Harmonia.
" Igrejas de Ouro Preto"-Móveis e Decoração.
Período do Barroco ao Rococó.
Arte Sacra.
" Igrejas de Ouro Preto"-Móveis e Decoração.
Período do Barroco ao Rococó.
Arte Sacra.
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